É importante reconhecer que, não apenas os jovens tem recursos próprios disponíveis como também influenciam a decisão de compra dos adultos. Mas é também importante reconhecer que os pais não são os únicos responsáveis pelos filhos que não param de pedir produtos vistos na televisão, que são obesos, sexualmente precoces ou têm comportamentos violentos. A maior responsabilidade está nas empresas e agências de publicidade que apostam no mercado infantil, procurando a vulnerabilidade de cada faixa etária da infância e adolescência para criar consumidores fiéis.
Os pais deveriam ter mais atenção ao impacto dos “mídia” no consumo infanto-juvenil, e ainda mais ao impacto do “marketing” na formação educacional das crianças e jovens. A informação é o primeiro passo para começar a lutar por uma mudança de valores na nossa sociedade, para tentar, aos poucos e poucos, com que as crianças passem menos tempo em frente às televisões e comecem a fazer outras actividades como praticar algum desporto, conviver mais com os amigos ou com a família, estar em contacto com a Natureza, ler e brincar mais.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEja4nMKPR-_e3lmAiRDh-y3RuI7A1joy4uh9XVjcmfK9L-XT97nYlVSwnRS_MCqy9JOZFovJGqO8h-m8thhrGxOZ8CgdjS7RYMXxvuRAk6hMUUpHSnkhmh4UnkPmBAtVztulMt1MfmWo1Y/s320/consumismo1.jpg)
Os pais deveriam ter mais atenção ao impacto dos “mídia” no consumo infanto-juvenil, e ainda mais ao impacto do “marketing” na formação educacional das crianças e jovens. A informação é o primeiro passo para começar a lutar por uma mudança de valores na nossa sociedade, para tentar, aos poucos e poucos, com que as crianças passem menos tempo em frente às televisões e comecem a fazer outras actividades como praticar algum desporto, conviver mais com os amigos ou com a família, estar em contacto com a Natureza, ler e brincar mais.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEja4nMKPR-_e3lmAiRDh-y3RuI7A1joy4uh9XVjcmfK9L-XT97nYlVSwnRS_MCqy9JOZFovJGqO8h-m8thhrGxOZ8CgdjS7RYMXxvuRAk6hMUUpHSnkhmh4UnkPmBAtVztulMt1MfmWo1Y/s320/consumismo1.jpg)
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