quarta-feira, 24 de março de 2010

A Publicidade e o Consumismo

Diariamente, anúncios de modelos de televisores, equipamentos de som, electrodomésticos, computadores, carros, roupas, entre muitos outros, captam os olhares e ouvidos de todos nós. Informam pouco sobre o que anunciam e geram, por meio de apelos emocionais, repentinas necessidades e demandas de consumo que nem imaginávamos que pudéssemos ter.

Em vez de fornecer informações para um consumo consciente e racional, a publicidade pode apelar para as sensações e as ilusões de que o consumo daquele produto modificará positivamente a vida do consumidor.

Assim, a publicidade invade insistentemente as nossas casas, através de diversos meios de comunicação, por exemplo, folhetos, jornais, rádio, televisão, etc. A publicidade chega a invadir-nos nas ruas, onde é normalmente afixada nos muros, nos autocarros, táxis, bancos, hospitais, restaurantes…

Deste modo, os meios de comunicação são meios propícios para a propagação da publicidade, contribuindo para o aumento do consumo, não só de bens, como de ideias políticas, religiosas e outras, através da propaganda.

Sem comentários:

Enviar um comentário